terça-feira, 31 de agosto de 2010

Outras reflexões

Missa do Galo


I - História que se passa entre 1861 e 1862, ocorreu na casa de D. Conceição, em uma noite de Natal. Por volta de uma hora, Conceição e Nogueira conversam na sala, até que se ouve o aviso para ele se aprontar para ir à Missa do Galo à meia-noite. Parece um tempo curto, mas foi um momento muito marcante na vida de Nogueira, e se dá a impressão que demoram horas a se passar.

D. Conceição, uma mulher já madura, insinua-se para Nogueira, um adolescente, e isso causa uma certa confusão, pois desperta os sentimentos no garoto, que ainda não sabe o que fazer, mas gosta do que está acontecendo e vai se envolvendo cada vez mais com ela. A lentidão narrativa torna a história mais envolvente, ainda mais com todos os sinais dados pela mulher. O fato de os dois estarem conversando por um tempo, foi aumentando a intimidade entre eles, tanto que , como dito antes, a mulher começa a se insinuar para ele, que gosta disso. Cada vez mais ela “se descuida” e mostra uma parte de seu corpo ao garoto, o antebraço. Conversam um de frente para o outro. Todos na casa dormiam, isso aumentava cada vez mais o “clima” entre eles.

Conceição era traída pelo marido, e isso a deixava muito mal, então procurou no garoto uma forma de se confortar e conversar com alguém. Ela inventa uma história para ficar mais perto dele, e ele vai se envolvendo mais e mais. Então o clima erótico é quebrado quando ele é chamado para a Missa, mudando o que ele tinha em mente, e...vai para a missa.

No Realismo, a mulher é descrita como ela é, com os seus defeitos e suas qualidades. O casamento, naquela época, não era apenas por amor, mas por interesse também. Neste período, o amor não é o foco, interesses financeiros, e outras coisas. O personagem herói mostra seus defeitos e fraquezas, ele não é perfeito. Ele pode mudar seus modos e pensamentos a qualquer momento.

A situação que ocorre entre Conceição e Nogueira é universal, pois pode acontecer com qualquer pessoa no mundo, todos estamos sujeitos a tal situação como a que os dois passaram.

Colégio Anchieta
Fabrício de F. Felippe 2º EMC C
São Bernardo do Campo

II - Missa do Galo é um conto de Machado de Assis, que se passa por volta do ano de 1861, na cidade do Rio de janeiro, na casa do escrivão Meneses e de sua mulher, D. Conceição.


Lá, um jovem chamado Nogueira passa alguns dias e fica para assistir a Missa do galo que ocorre toda meia-noite de Natal.

Chegado o dia da missa, o jovem combina com um vizinho para que fossem juntos. Aproximadamente 11 horas da noite, ele vai até a sala onde lê um livro, esperando que a hora passe.

Enquanto o jovem aguardava , D. Conceição vai até a sala com roupas muito íntimas. Os dois começam a trocar ideias, ao que parece ter sido muito boa conversa, pois rendeu até a hora da missa e o jovem nem percebeu que passara.

Durante a conversa, ela começa a se insinuar para Nogueira, fazendo gestos como colocar as mãos no cabelo, inclinar a cabeça, mexer o pé e chegar bem pertinho, mas ele parece não perceber, ou não acredita que ela esteja fazendo isso.

Toda narrativa ocorre de forma bem lenta, pois é um jogo de sedução, assim podem ser captados todos os detalhes.

Às vezes, digamos que faltava assunto, o silêncio reinava por alguns instantes, mas nada muito longo ....

No conto, fica evidente que o casamento era uma instituição falida, além disso também podemos perceber que a mulher não é mais considerada idealizada e perfeita, e os valores descritos são universais.

Colégio Anchieta
Aline Fonseca 2º EMC B
São Bernardo do Campo

III - O conto Missa do galo retrata o caso de uma mulher casada, D. Conceição, com um rapaz de 17 anos, Nogueira.


D. Conceição sentia grande ausência do marido.Na noite de Natal teve a oportunidade de estar com o jovem e praticou um jogo de sedução tentando inibir o rapaz. Nogueira por ser jovem, não tinha nenhuma experiência com mulheres, esse jogo de Conceição despertou nele uma sensação que jamais havia sentido.

Os fatos acontecem na casa de Conceição.O tempo, desde o momento em que ela entra na sala até o final da conversa, transcorre lentamente. Às onze horas todos estão deitados; ela aproveita esse tempo para ter uma intimidade a mais com Nogueira; ele quebra esse clima falando em Missa do Galo, substituindo o ar de segundas intenções por um religioso. Há uma grande intimidade por parte de D. Conceição com o objetivo de seduzir Nogueira, ela entra na sala com roupas íntimas, olha-o de outro jeito e faz movimentos insinuantes...

Por parte de Conceição era uma aventura amorosa porque sentia uma carência e um desejo de vingança contra seu marido por deixá-la na noite de Natal. Aventurar-se com um jovem talvez despertasse mais desejo nela.

Por parte de Nogueira, existia uma inexperiência. Os movimentos, gestos e olhares sensuais despertaram nele uma sensação, um desejo estranho. No conto, há características da mulher realista; “...o rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos de pessoa simpática." As mulheres tinham os seus defeitos e qualidades, assim como D. Conceição.O casamento dela aconteceu , provavelmente, por interesses de bens pessoais e não por amor, provando que a instituição está falida. Nogueira é um fraco e cheio de incertezas. O autor busca nas personagens o Universal, ou seja, aquilo que poderia acontecer com qualquer pessoa , com qualquer casal. Era isso que ele queria retratar na obra, o que acontecia realmente na vida das pessoas.

Colégio Anchieta




Taila Hellen Bezerra 2º EMC A



São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário