terça-feira, 21 de setembro de 2010

Produção de Texto - Gêneros textuais - Prosa - argumentação - artigo de opinião

Direitos e Deveres

                 O Estatuto da Criança e do Adolescente tem com propósito proteger menores de idade amparados e desamparados pelos pais. Foram sancionadas leis para este propósito e outros mais,a fim de não agredir física e moralmente as crianças. Mas na realidade, não é isso que acontece.
                 Muitas crianças de várias partes do país contam histórias realmente chocantes e não vemos estas leis sendo colocadas em prática.
                A partir do momento em que elas começam a entender o que é vida, já são postas para trabalhar ou até mesmo para pedir dinheiro na rua, obrigadas a fazer isso devido às circunstâncias da vida pobre.
                 Elas trocam as escolas pelas ruas, as brincadeiras de crianças pelo trabalho. E se seus responsáveis acharem que o rendimento do dia não foi satisfatório, os resultados podem ser uma surra, agressões morais que nunca mais serão esquecidas na vida de quem recebe.
                 Isso, todo mundo sabe, mas o “estatuto” não vê e nem protege crianças com realidades tão duras quanto essas.
Yasmim Christine Bueno Monteiro  
2 EMC - A
Colégio Anchieta
São Bernardo do Campo

domingo, 19 de setembro de 2010

Produção de Texto - Gêneros textuais - Poesia e Prosa

Da indecisão ao manicômio

        "Biscoito salgado ou doce? "Esse tipo de dúvida não vai te vestir
uma camisa-de-força, mas indecisões mais intensas, que podem mudar sua vida, podem te levar à loucura!
          Ninguém nasce louco. A loucura é causada por algum acontecimento na vida do louco, que o marcou, mudou seu modo de pensar, agir e ser. Esse "acontecimento" pode ser qualquer coisa entre: morte de entes queridos, a perda do emprego, traumas ou indecisões.
          As indecisões intensas são dúvidas que, geralmente, podem mudar a vida daquela pessoa para sempre. Escolher entre dois amores, dois países, dois empregos, entre várias outras coisas. Escolher entre essas, pode deixar uma pessoa cansada, incomodada, deprimida, consequentemente, louca.
          Poucos acreditam que haja ligação entre um indeciso e um louco,
mas acredita-se também que as duas são ligadas E uma dúvida pode sim ser desgastante para a mente, e muito perigosa, sabendo que a mente também tem seus limites.

Carlos Eduardo Fantin
2º EMC C
Colégio Anchieta
São Bernardo do Campo

Produção de Texto - Gêneros textuais - Poesia e Prosa

Direitos e deveres

Em quase toda a nossa vida, temos que cumprir nossos deveres para exigir nossos direitos, mas em certos casos, isto não é posto em prática.
Somente na infância e na adolescência temos um único dever, o estudo. Mas como o estudo é um dever, os direitos devem ser exigidos.
 Nem sempre isso é possível, por questões financeiras ou educacionais, o jovem ou a criança saem prejudicados. Como os direitos não são postos em prática, só resta ao jovem ou a criança abandonar o seu único dever.
            Para uma pessoa tornar-se um bandido ou um trabalhador honesto, dependerá de sua educação na infância. Uma pessoa mesmo nascendo pobre pode tornar-se um trabalhador honesto, somente sua educação influenciará nisso. Pois se na infância e na adolescência , a pessoa teve todos os seus direitos, como uma moradia e uma família estruturada e cumpriu com o seu dever que é o estudo, certamente será uma pessoa com um ótimo futuro.
            Soluções para este problema já foram propostos e prometidos por muitos políticos antes, mas nada foi feito.
            Hoje em dia, é muito fácil encontrar pessoas morando debaixo de viadutos ou na rua. Por mais que essas pessoas estejam morando nestes lugares, elas também têm o direito de votar, e talvez com o voto consciente delas e de todas as outras pessoas, conseguiremos diminuir esta desigualdade social.

Felipe Dias
2º EMC A
Colégio Anchieta
São Bernardo do Campo

Produção de Texto - Gêneros textuais - Poesia e Prosa

Avançar ou recuar ?


     Quem nunca teve um momento de indecisão, no qual parou, pensou, e repensou milhares de vezes se deveria ir adiante em uma loucura sem medo das possíveis conseqüências, ou recuar com medo de arriscar ?
     Todos nós já enfrentamos esse problema pelo menos uma vez na vida. Pensamos tanto antes de fazer algo, que isso acaba gerando o medo e a indecisão dentro de nós, fato que nos faz desistir do que realmente queremos. Não podemos pensar assim, ou simplesmente desistir de um sonho por conta disso. È claro que toda ação tem sua reação, mas como saber o fim de uma história, sem antes mesmo começá-la? O homem tem que arriscar, sem medo das possíveis conseqüências, aliás, o que é nosso está guardado, só cabe a nós mesmos lutar para alcançar, ou desistir no caminho por medo do fracasso. ‘Dormir’ com vontade é algo que realmente não deveríamos praticar.
    Concluímos assim, que devemos agir mais, ter mais atitude, ao invés de ficarmos parados vendo nossos sonhos irem embora, somente porque você está com medo de dar o passo a frente.

Geovanna Modesto de Menezes
2°EMC – A
Colégio Anchieta
São Bernardo do Campo